o impacto do coronavírus nas relações de comércio exterior pm logística

Coronavírus: como o comércio exterior pode ser afetado

A mais nova atenção mundial é o Coronavírus, que se propagou rapidamente na China e em outros países, tendo suspeitas no Brasil. Mas como esse vírus pode impactar nas relações de comércio exterior? Isso que iremos explicar hoje.

O que é o coronavírus

Para explicar como impacta, é importante deixar claro o que é e como surgiu o Coronavírus (2019-nCoV), que causa problemas respiratórios e pode ser confundido com uma gripe. O primeiro caso relatado foi em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, China, e se espalhou rapidamente. 

Os sintomas, parecidos com de uma gripe normal, surgiram apenas em pessoas que estiveram na China ou que tiveram contato com alguém que foi ao país recentemente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se lave as mãos com frequência, o uso de álcool gel nas mãos e evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias. Se aparecerem sintomas, é necessário a procura de um médico o mais rápido possível.

Recomendações para navios e aviões de carga

No Brasil, o governo está tomando medidas para tentar controlar o atendimento a casos suspeitos do vírus. Para o comércio, a Anvisa recomenda que, caso apareçam sintomas na tripulação, o navio ou avião não poderá operar e ninguém pode desembarcar. É necessário que seja feita uma inspeção para avaliar o que deve ser feito, como transferência para um hospital.

Como fica o comércio exterior com o Coronavírus

Uma das preocupações além da saúde mundial é quanto a economia e relações de comércio exterior. Mesmo sem casos confirmados no Brasil, a economia vem se movimentando, visto que a Bolsa de Valores de Xangai já passou por uma queda de 7%. Em outras situações, como nos anos iniciais da Gripe A, era comum ter queda na economia com duração de meses.

No Brasil, a China é uma das principais parcerias comerciais, o que pode impactar no âmbito de importações e exportações. Em 2019, quase 20% das importações brasileiras vieram da China, incluindo setor alimentício, como soja, e setor manufatureiro, de insumos e maquinários.

Acompanhe a PM Logística em nosso blog e redes sociais (Facebook | Instagram | LinkedIn e se mantenha atualizado sobre notícias de Comércio Exterior. 

Precisando dos nossos serviços, entre em contato. Temos uma unidade estratégica perto de você.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário